Silvano

A beleza natural é uma das amostras da imensa bondade de Deus.

Significado do nome Silvano

Silvano significa primeiramente ‘floresta‘ ou ‘arborizado‘, embora algumas outras traduções indiquem que ‘habitante da floresta‘ e ‘aquele que ama as ávores‘ também sejam significados plausíveis. Este nome remete à natureza e a todas as coisas que ela fornece para a melhora da vida humana na Terra, sendo assim uma espécie de dádiva fornecida pelo Senhor porque, além de perfeitamente bela, permite que os homens vivam com mais qualidade.

Com a ajuda de Silvano, a quem considero irmão fiel, eu lhes escrevi resumidamente, encorajando-os e testemunhando que esta é a verdadeira graça de Deus. Mantenham-se firmes na graça de Deus.
1Pe 5:12

Origem do nome Silvano

Silvano é originado a partir do grego Silouanos, que posteriormente derivou a versão latina Silvanus, mais próxima da grafia tomada pela língua portuguesa, sendo a forma adotada no latim também utilizada pelo inglês. Uma outra variação bastante comum em português é Silas.

Este nome masculino também apresenta formas usadas para mulheres. Silvana ou Sylvana, advindas do italiano, e Sylvaine, do idioma francês, são algumas delas.

Silvano na Bíblia

Também conhecido como Silas (At 15:22), Silvano foi um dos grandes líderes religiosos em Jerusalém juntamente com Judas Barsabás, tanto que ambos foram elegidos para levarem uma carta que noticiava algumas decisões aos cristãos de Antioquia. Ele foi preso com Paulo em Filipos, tratamento que o povo local costumeiramente conferia aos romanos (At 16:22). Ambos foram de fundamental importância no desenvolvimento da difusão cristã, sendo separados na Beréia porque ele permaneceu, enquanto seu companheiro seguiu para Atenas. O reencontro dos dois se deu junto a Timóteo em Corinto. Também esteve muito próximo a Pedro, de quem foi escriba e ajudante por conta de seus vastos conhecimentos sobre as Escrituras (1Pe 5:12).

Seu nome é mencionado na Bíblia Sagrada em quatro passagens distribuídas pelo Novo Testamento. Há menções registradas na segunda Epístola aos Coríntios e na primeira aos Tessalonicenses.