Sete

Sábio é aquele que toma suas decisões sem pressa alguma.

Significado do nome Sete

Sete tradicionalmente significa ‘aquele que é escolhido‘ e ‘o nomeado‘, embora admita traduções como ‘substituto‘ ou ainda ‘quem escolhe‘ enquanto possíveis acepções. Este nome indica uma posição de respeito no âmbito familiar por apontar para uma possível liderança ou até indicar um apuro elevado para discernir e fazer boas escolhas não só para si próprio, mas também para os outros, havendo alusão à capacidade inerente de solucionar problemas e dúvidas com facilidade.

Também a Sete nasceu um filho, a quem deu o nome de Enos. Nessa época começou-se a invocar o nome do Senhor.

Gn 4:26

Origem do nome Sete

Sete é um nome masculino originário do hebraico Shet, derivação direta da palavra shit, cuja tradução aponta para o verbo ‘colocar’. A forma Seth é utilizada tanto no grego quanto no latim, as línguas da antiguidade, além de aparecer também no inglês, um idioma moderno.

Sete na Bíblia

Sete é o terceiro filho de Adão e Eva (Gn 4:25). Ele nasce após um de seus irmãos, Caim, assassinar Abel, seu outro irmão. É pai de Enos (Gn 5:6) e é considerado um ancestral de Noé e também de Jesus Cristo (Lc 3:38). As Escrituras contam que ele viveu oitocentos e sete anos e teve outros filhos e filhas (Gn 5:7).

Este nome é mencionado em oito passagens da Bíblia Sagrada que estão distribuídas pelo Velho e também pelo Novo Testamento. As menções ocorrem no livro de Gênesis, no volume de Números e no Evangelho de Lucas.