Saul

Chega-se a Deus por intermédio de orações constantes e sinceras.

Significado do nome Saul

Saul significa ‘pedido a Deus‘ ou ‘conseguido por meio de orações‘, admitindo algumas outras acepções como ‘o desejado‘ e ‘o solicitado‘. A importância de se buscar manter um diálogo constante com o Senhor está ressaltada neste nome.

Quando Samuel viu Saul, o Senhor lhe disse: ‘Este é o homem de quem lhe falei; ele governará o meu povo’
1Sm 9:17

Origem do nome Saul

Originado do hebraico, Saul tem como origem Sha’ul, cuja composição é consequência do vocábulo sha’al e que pode ser entendido como um correspondente do verbo ‘pedir’. Este título derivou posteriormente a versão grega Saoul, que por sua vez foi a responsável por gerar a variação presente no latim, no inglês e também a utilizada pelo português.

Algumas vertentes apontam que a raiz etimológica deste nome para homens é a mesma de Silas.

Saul na Bíblia

O filho de Quis foi o primeiro rei que Israel teve, sendo coroado em Gilgal por Samuel, grande juiz e profeta daquela época. No início de seu governo mostrou ser demasiado capaz para o cargo se valendo de sua valentia e coragem para obter uma vitória contra os filesteus em Gibeá. Aos poucos, entretanto, os indícios mostravam que Saul se desvencilhava com arrogância e más decisões do porquê que o alçou até aquele posto, se afastando dos compromissos religiosos aos quais deveria atribuir o devido valor e gerando, por causa disso, conflitos com o homem que lhe deu a coroa e que era o sacerdote de maior relevância naquela região (1Sm 13:14). Tanto é que as Escrituras Sagradas relatam que ele só construiu o primeiro altar para o Senhor com muita demora e atraso (1Sm 14:35). A derrocada de seu reinado e de sua fé estão relacionadas à ascensão de Davi, que assumiria o trono posteriormente, enciumando-se dos feitos bélicos conseguidos pelo rapaz que aos poucos vai se tornado um herói aclamado pelo povo. Outros três personagens são assim chamados: um dos seis pré-israelitas de Edom (Gn 36:37), o filho de Simeão (Gn 46:10) e um levita coatita (1Cr 6:24).

Este nome é mencionado na Bíblia em mais de trezentas e vinte passagens distribuídas pelo Antigo Testamento e principalmente no primeiro livro de Samuel.