Dalila

Não há beleza maior que a lealdade constante e princípios claros baseados na Fé.

Significado do nome Dalila

Dalila possui várias significações. Entre eles, cabe destacar ‘querida‘, ‘prestativa‘ e ‘dócil‘. Algumas outras intepretações apontam ‘lânguida‘ ou ‘luxuriosa‘. Este nome remete, sobretudo, a alguém amável, capaz de atrair as atenções para si a partir de seu charme e inteligência inigualáveis.

Depois dessas coisas, ele se apaixonou por uma mulher do vale de Soreque, chamada Dalila.

Jz 16:4

Origem do nome Dalila

O nome Dalila possui duas raízes distintas. Uma delas é Deliylah proveniente da língua hebraica. A outra é o vocábulo dalâlu, advindo do idioma assírio, que pode ser traduzido por “servir”.

A versão deste nome feminino no inglês é Delilah, ao passo que a espanhola é similar à portuguesa.

Dalila na Bíblia

Esta personagem, originária de Soreque, até hoje tem seu verdadeiro nome desconhecido. Isto porque, o título que a designa era uma alcunha pejorativa que visava denunciar um comportamento luxurioso. Famosa por ter seduzido Sansão, um juiz da tribo de Dã, reconhecido por ter sua força sobrenatural e por ter aterrorizado os filisteus, povo que oprimiu os judeus durante muito tempo. Dalila o fez a pedido de comandantes da Filisteia, que queriam a todo custo se livrar da oposição daquele homem e ofereceram a ela uma grande quantia como recompensa por descobrir a fonte de tanta força. Apesar de várias tentativas frustradas, ela se valeu da obsessão que o juiz tinha pela sua presença e conseguiu descobrir que a origem de toda aquela vitalidade eram os longos cabelos que ele tinha. Ela cortou as madeixas de seu amante e cumpriu a missão que lhe fora dada, recebendo o montante prometido.

Este nome está mencionado em oito passagens das Escrituras Sagradas, todas elas localizadas no livro de Juízes, que integra o Antigo Testamento.