Diná

Os justos são aqueles que seguem a vontade de Deus.

Significado do nome Diná

Diná preferencialmente significa ‘julgamento‘ e ‘aquela que julga‘, embora também permita aplicar algumas outras interpretações como ‘a justa‘ ou ainda ‘a vingada‘. Trata-se de um nome que faz referências à importância da justiça enquanto formadora de caráter, porque ela fornece a medida exata dos pecados cometidos e oferece a punição a partir disto.

Algum tempo depois, ela deu à luz uma menina a quem chamou Diná.
Gn 30:21

Origem do nome Diná

Diná é formulada a partir da forma hebraica Dinah, que gerou a variação Dina, presente nas línguas grega e latina, utilizadas na antiguidade, e também pela inglesa, constituindo um variante moderna.

Este nome para mulheres pode apresentar o registro Dina, sem o -h, no português.

Diná na Bíblia

Era filha de Jacó com sua segunda esposa Lia. Seu clã, em dado momento, se assentou nas proximidades de uma cidade que se localizava na região de Canaã. O rei do local era chamado de Hamor e o seu povo conseguiu desenvolver uma relação amistosa com os judeus nômades que passaram a habitar os entornos. Quando Diná foi visitar algumas amigas que havia feito dentro do município, ela foi violentada pelo príncipe Siquém, que se encantou com sua beleza e por ela acabou se apaixonando, fato que o levou a procurar o pai da moça a fim de providenciar o casamento (Gn 34:1-4). Como dote pela união, a família real ofereceu comércio mútuo e a possibilidade de casamento entre os dois povos. Em contrapartida, os parentes da jovem exigiram que, além do já oferecido, se acrescentasse o acordo para que todos os homens da cidade fossem circuncidados, para que estivessem em consonências com as leis hebraicas e o matrimônio fosse legítimo perante os olhos de Deus. A medida foi aceita e, três dias após terem selado os requisitos, os irmãos da jovem vítima, Simeão e Levi, aproveitaram-se da fragilidade gerada pela circuncisão e foram até o reino para assassinar todos os homens presentes, vingando a desonra sofrida (Gn 34: 25-26).

Seu nome esta escrito em nove passagens do Velho Testamento das Escrituras Sagradas, todas elas ocorrem no livro de Gênesis.