Débora

A liderança é um privilégio que o Senhor concede àqueles que sabem falar e ouvir bem.

Significado do nome Débora

Débora significa ‘abelha‘ em tradução direta. Entretanto, pode ser interpretada como ‘fala‘, ‘palavra‘ ou ainda ‘aquela que fala‘. Este nome está relacionado a grandes habilidades enquanto orador, característica importantíssima para a propagação das palavras de Deus.

Débora, uma profetisa, mulher de Lapidote, liderava Israel naquela época.
Jz 4:4

Origem do nome Débora

Originário do hebraico Deborah ou Devorah, este nome feminino possui a variação Debbora tanto no grego como no latim. e sua grafia no idioma espanhol é igual a no português.

Na língua inglesa se escreve Deborah assim como na hebraica, exceto a variante Debra, forma de ocorrência rara e que é a mais distinta em comparação com Débora em outros idiomas.

Débora na Bíblia

Foi uma das primeiras pessoas a exercer o cargo de juiz, espécie de líder carismático que alcançava o posto por conta de sua sabedoria a fim de supervisionar o governo de Israel. Cabia a ela a tarefa de incitar o senso de unidade nacional bem como a lealdade às ordens de Deus, cumprindo também a função de profetisa. Era uma mulher extraordinária por ter sido a única que chegou a este posto, sempre ocupado por homens. Ela ainda foi uma excelente estrategista militar e é possível notar isso no episódio em que convoca o general Baraque a resistir à opressão de Jabim, rei de Hazor, derrotando o general Sísera: “´Vá! Este é o dia em que o Senhor entregou Sísera em suas mãos.´” (Jz 4:9-14). Há outra Débora nas Escrituras, ela é a enfermeira e amiga de Rebeca (Gn 35:8).

Este nome é citado em onze passagens, todas elas no Velho Testamento. Uma vez em Gênesis e todas as restantes no livro dos Juízes.