A sabedoria e o conhecimento são riquezas que o homem não perde com o tempo.
Significado do nome Dara
Dara originalmente admite o sentido ‘pérola de conhecimento‘ e ‘a jóia do saber‘, embora permita a aplicação de outros significados precisos como ‘sabedoria‘ e ‘aquela que tem conhecimento‘, apontando para a fundamental importância que há e enxergar as situações com clareza a fim de melhor pondera-las, evitando conclusões precipitadas ou decisões equivocadas a cerca de qualquer questão. Este nome também faz absoluta alusão à necessidade das pessoas obterem ciência a respeito para enriquecer as suas opiniões, tomando mais esclarecimento para opinar.
Ele era mais sábio do que qualquer outro homem, mais do que o ezraíta Etã; mais sábio do que Hemã, Calcol e Dada, filhos de Maol. Sua fama espalhou-se por todas as nações em redor.”
Origem do nome Dara
Provém da forma hebraica ´Dara, cuja formação etimológica está associada à aglutinação dos termos de´a, que também pode ser compreendido como ‘conhecimento’, e dar, literalmente traduzido como ‘pérola’. Sua variante mais comum na língua portuguesa é Darda.
Dara atualmente é um nome que se dá para mulher, mas em épocas remotas era utilizado apenas para designar homens.
Dara na Bíblia
Também chamado de Darda, Dara foi filho de Zerá e neto de Judá, além de ter sido irmão de Zinri, Etã, Hemã e Calcol (1Cr 2:6). Ele e os outros membros de sua família eram reconhecidos pela imensa sabedoria que possuíam.
Seu nome é mencionado em duas passagens das Escrituras Sagradas, sendo que uma delas ocorre no primeiro volume de Crônicas e a outra no livro de Reis, ambos pertencentes ao Velho Testamento.