Daniela

Aquele que confiou sua moral a Deus sabe exatamente o imenso bem futuro que lhe aguarda.

Significado do nome Daniela

Costumeiramente este nome está associado aos significados ‘Deus me julgará‘ e ‘meu juiz é o Pai‘, demonstrando um forte compromisso e a total confiança na sabedoria plena e no discernimento absoluto sobre todas as coisas que apenas Ele possui. Existem algumas outras formas não tão literais de se interpretar o título Daniela, algumas delas são ‘presto contas apenas ao Senhor‘ ou ainda ‘Ele é o único que poderá decidir meu futuro‘, reiterando a força da fé nos caminhos que o Todo-Poderoso reserva para cada um de seu filhos amados.

Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei (…)
Dn 1:8

Origem do nome Daniela

Daniela é a versão feminina de Daniel, sendo que ambos são derivações advindas do título hebraico Daniyy´el. Sua grafia se repete em diversos idiomas como o inglês, o alemão, o espanhol e o italino, que por sua vez também apresenta as formas Daniele e Danielle, utilizadas apenas para denominar homens, ao passo que o português se apropriou de seu uso para mulheres.

A língua portuguesa conta com diversas variantes para este nome feminino, entre as elas estão, por exemplo, Daniely, Danielly, Daniella ou Danyela; além dos populares diminutivos Dani e Dany.

Daniela na Bíblia

O título Daniela faz referência ao nome bíblico Daniel, responsável por denominar um dos homens mais inspiradores presentes nas Escrituras Sagradas. Trata-se do profeta que sobreviveu a uma cova cheia de leões graças a sua fé, da qual não abriu mão nem sob pressão e ameças por parte do imperador babilônico Nabucodonosor (Dn 6:16-22). As passagens que remetem a este grande personagem estão divididas entre o Novo e o Antigo Testamento.